segunda-feira, 17 de setembro de 2012

CEREJAS



PARA AS DESCAROÇAR:

Utilize um gancho de cabelos e espete as duas extremidades numa rolha de cortiça. Tenha o cuidado de não perde demasiado sumo. Para isso, meta a argola do gancho na parte de baixo da cereja. O caroço sairá sem dificuldades.


COM AGUARDENTE:

Não ficarão engelhadas se as picar com uma agulha própria para fazer tapeçarias.


PARA BOLOS:

Utilize sobretudo as cerejas cristalizadas. Ficarão melhor que  as montmorency.


LICOR FEITO COM OS CAROÇOS:

Conserve os caroços das cerejas. Lave-os cuidadosamente. Quando tiver perto de 300 a 400g , envolva-os num pano limpo e parta-os com um martelo. Deite-os então num boião e cubra-os  com aguardente de frutos. Deixe-os macerar durante 3 mêses. Filtre e prepare  um xarope com meio quilo de açúcar por litro de líquido obtido com os caroços.





COLHEITA ABUNDANTE:


Se a sua colheita de cerejas for abundante, pode pô-las em boiões, esterilizá-las ao natural, ou, com aguardente, guardá-las no congelador, para variar as sobremesas de inverno ou fazer doces com elas....Mas poderá também deixá-las secar, como os alperces, em forno muito brando(termóstato 3) durante uma hora no primeiro dia, duas no segundo e três no terceiro. Ou podem também secar ao sol, sobre um tabuleiro de vime. Guarde-as num lugar seco. Assim desidratadas, poderão voltar a ser cozidas, como os alperces e as ameixas.

Sem comentários:

Enviar um comentário