segunda-feira, 17 de setembro de 2012

DISPOSIÇÃO DE UMA MESA

COPOS....Coloque-os em frente dos pratos, por ordem de tamanho.

  • Copo da água, sendo o maior, fica à esquerda;

  • Copo do vinho branco;

  • De seguida o copo do vinho tinto;

  • E finalmente , a taça para o champanhe, ligeiramente para trás.



OS PRATOS:

Evite os motivos muito sobrecarregados, prefira os modelos clássicos, que ficam bem em  todas as circunstâncias. O prato destinado à entrada deve ser o mais pequeno que o que se destina ao prato principal.



TALHERES:

Por ordem de utilização, à direita fica a faca, à esquerda o garfo, entre o copo e o prato a faca do queijo, com o cabo voltado para a direita.


DESCANSO DO TALHER:

Evite-os, não são verdadeiramente de muito bom gosto, exceto para as refeições em familia, mais «descontraídas», para proteger a toalha.


OS GUARDANAPOS:

Dobre-os de uma maneira bonita e coloque-os no centro do prato ou do lado esquerdo dos garfos.


OS CONVIDADOS...O dono e a dona da casa ficam frente a frente, nas cebeceiras da mesa ao centro. O convidado de honra, o mais velho, ou um recém -chegado, ficarão à direita da dona da casa. Ao atribuir os lugares, tenha o cuidado de respeitar a alternância de sexo dos convivas. No caso de haver várias crianças. instale-as numa pequena mesa à parte. Os adultos e as crianças ficarão bem melhor.


A FRUTA:
É preferível não a servir numa refeição muito formal, ara não embaraçar os convidados.

A maior parte dos frutos comem-se com talheres. Parta-os primeiro aos quartos, segurando o fruto com o garfo na esquerda. Depois descasque o fruto do mesmo modo.


PARA AGRADECER:

Não apareça com uma sobremesa, a dona da casa certamente que preparou uma. Também não leve chocolates....Poderá escolher uma bonita caixa de bombons.

 Evite também chegar com um grande ramo de flores. A dona da casa ficaria embaraçada, pois provavelmente não teria tempo de as pôr em jarras, demasiadamente ocupada com a receção. É de bom-tom enviá-las na véspera ou no dia seguinte, com uma palavra de agradecimento. Há à venda pequenos ramos ou uma orquídea, numa caixa transparente. É um belo presente, discreto e requintado.

Sem comentários:

Enviar um comentário