segunda-feira, 4 de junho de 2012

COMO FAZER COMPOTA?!

 

Nos meses de verão, aproveite a fruta da época, pois é mais saborosa,e faça doces para deliciar toda a família no inverno.



Faça compota nos meses mais quentes para adoçar os dias cinzentos.





 Se gosta de cerejas, morangos, ameixas, amoras, melão, figos, uvas... esta é a altura ideal para começar as compotas.


Preparada?
Misture 360g de açúcar com 600g de fruta (sem caroço ou casca grossa) cortada aos pedacinhos e envolva bem. Deite umas gotas de limão e ponha no frigorífico pelo menos 4 horas.
Coloque a fruta açucarada num tacho e ferva em lume brando uns 20min., mexendo, até evaporar o sumo.

Com uma colher gelada, prove o doce: se gostar da consistência, desligue o fogão, se ainda tiver líquido, deixe mais alguns minutos.


Esterilize os frascos e tampas num tacho com água a ferver. Com a pinça, retire cada um pela ‘boca’.


Deixe secar de ‘pernas para o ar’. Encha os frascos (limpe os salpicos na zona da rosca), tape e aperte bem. Ponha os frascos cheios num tacho com água. Deixe ferver 10 minutos (a água deve cobrir os frascos).


Apague o lume e deixe arrefecer um pouco. Com a pinça retire os frascos e ponha-os sobre um pano limpo.

Para consumir já, espere 24h antes de os abrir. Se na tampa há uma pequena concavidade, é sinal de que esta está bem selada. Faça uma etiqueta com o nome do doce e guarde em local fresco e seco.








Sem comentários:

Enviar um comentário