NO FRIGORÍFICO...Envolvem-se os queijos, também individualmente, primeiro em plástico aderente e depois em folha de papel de alumínio, tendo o cuidado de se lhes tirar as bolas de ar.
Introduzem-se de seguida na parte média do frigorífico, normalmente a que tem uma temperatura estabilizada entre três e oito graus centígrados. Se for para congelar colocam-se diretamente no congelador aumentando então a potência deste durante as duas primeiras horas de congelação.
DESCONGELAÇÃO....O processo de descongelação, analogamente a outro qualquer alimento, deve ser lento para evitar qualquer alteração do produto, sobretudo e, especificamente neste caso, uma desagregação da massa de consequências desastrosas para o sabor e aroma do queijo.
Retira-se assim o queijo do congelador ou arca frigorífica pelo menos vinte e quatro horas antes de ser servido, e coloca-se na parte inferior do frigorífico, onde a temperatura é, aproximadamente, de dez graus centígrados. Duas horas antes de ir à mesa retira-se do frigorífico e cobre-se com um pano ligeiramente humedecido em vinho branco. colocando-o em local arejado.