A arte de cortar o queijo é importante por diversas razões. A primeira prende-se com a apresentação que contribui para o embelezamento de uma mesa;
A segunda com a preservação da parte excedente e que tende a oxidar mais ou menos rapidamente consoante a linha de corte.
E finalmente porque, conforme essa linha, assimos cambiantes sápidas que se diversificam nos bons queijos por toda a massa. Com im mínimo de conhecimentos e um pouco de destreza, atinge-se o domínio dessa arte.
QUEIJOS CIRCULARES....Consoante as suas dimensões e textura , cortam-se da seguinte forma:
QUEIJOS PEQUENOS...Cortam-se em rodelas de média espessura.
QUEIJOS BAIXOS...Cortam-se em triângulos de dimensão média.
QUEIJOS GRANDES E LARGOS...Cortam-se em rodelas que por sua vez se reduzem a pequenos triângulos.
Quanto aos queijos de outros formatos, ainda que menos comuns que os circulares, registei aqui dois formatos mais vulgares...os quadrados e os piramidais.
QUEIJOS QUADRADOS E RETANGULARES...Cortam-se fazendo uma incisão triangular, separando depois desta a porção que se quer consumir, após o que se inserirá o pedaço restante no local em aberto, evitando desta forma não só que o queijo se desmanche mas também que as suas paredes se oxidem por ação do oxigénio.
QUEIJOS EM FORMA DE PIRÂMIDE...Cortam-se em fatias de dimensões variáveis , correspondentes ao seu tamanho, mas sempre na mesma direção.
Sem comentários:
Enviar um comentário