QUEIJO BRIE....Originário da região de Meaux, em França, a quarenta quilómetros de Paris e nas margens do rio Marne, é dos queijos mais famosos do mundo.
Produzido com leite de vaca, possui casca fina e de tom róseo, a consistência da massa é ligeira e o paladar requintado. A sua produção atinge o «pico» entre os meses de outubro e abril.
QUEIJO CAMEMBERT
Oriundo da Normandia, nomeadamente da região de Ange, é produzido com leite de vaca. Cremoso, possui casca fina de cor cítrica. A melhor época de produção vai de outubro a junho.
QUEIJO GRUYÈRE...Primitivamente era fabricado na Suíça, nos cantões da Vand, Neuchãtel e Friburgo.Produzido com leite de vaca, distingue-se pelos famosos«buracos» (olhaduras), que a sua massa ostenta, resultado de um gás produzido pela bactéria propionibacterium sbernaii, responsável igualmente pelo tradicional sabor adocicado.
MOZZARELA
Originário da Itália, carateriza-se pelas múltiplas formas que lhe dão: bola, cubo, ovo, etc. Possui um sabor suave mas ácido.
QUEIJO PARMESÃO...De origem italiana, é o que mais vulgarmente se utiliza nessa suculenta cozinha, principalmente ralado sobre o tradicional spaghetti. Possui uma casca escura, acastanhada, a massa é clara e tem aroma e sabor particularmente acentuado.
QUEIJO ROQUEFORT....Oriundo da região de Aveyron, é produzido com leite de ovelha. Possui casca de espessura média e cor aveludada. Na composição da sua massa entra miolo de pão, que pela atividade das bactérias e fungos, embolorece. A sua cura faz-se por ação dos bolores, conferindo-lhes assim os caraterísticos veios esverdeados que ostenta quando cortado.
Sem comentários:
Enviar um comentário