quinta-feira, 30 de agosto de 2012

QUEIJOS PORTUGUESES

QUEIJO DE AZEITÃO...Oriundo da região que lhe dá o nome, é um queijo produzido com leite de ovelha, normalmente pequeno, semelhante ao da serra pelo amanteigado, mas de casca mais espessa. A forma é cilíndrica e o processo de cura demora em média trinta dias.


QUEIJO DE CASTELO BRANCO...Também denominado cabreiro, é comum em todo o pais, sendo porém mais afamado o da região de castelo branco, daí a sua individualização. Tem um aroma caraterístico, muito intenso, o sabor é acentuadamente picante.
Antes da pasteurização do leite, era comum este tipo de queijo propagar a brucelose, vulgarmente conhecida por febre de malta, doença gravissima, por vezes mortal, deixando sequelas perpétuas.


QUEIJO DE ÉVORA...Oriundo desta região, é um queijo produzido com leite de ovelha ou de cabra, ou da sua mistura. A pasta é densa e, quando completamente curado, muito dura.



QUEIJO DO RABAÇAL...Originário da zona que vai da serra de Ansião a Pombal, Soure, Penela e Condeixa  a  nova, é produzido com leite de ovelha ou de cabra ou da sua mistura. É consumido semifresco, meio curado ou completamente curado. A textura da sua massa depende pois deste fato.


QUEIJO SALOIO...Oriundo da região dita«saloia», é conhecido também por queijo de «alverca», por ter sido esta localidade um centro de produção. Contudo a região saloia cobre tradicionalmente um raio de vinte e cinco a trinta quilómetros, tomando com centro a cidade de lisboa. Porém, só  a norte do rio Tejo. São queijos pequenos, produzidos com mistura de leite de ovelha e cabra, de sabor forte, entre o salgado e o picante.


QUEIJO SÃO JORGE...É produzido com leite de vaca na ilha de são jorge nos açores. O processo de cura vai de um a três meses e a sua massa apresenta-se consistente, com pequeno«olhado» e com uma colaboração amarelo palha, lembrando o apreciado queijo inglês cheddar. Apresenta-se em cilindros de grande formato, pesando entre cinco a sete quilos.


QUEIJO DE SERPA...Oriundo dessa região, é produzido com leite de ovelha, possui um aroma e sabor caraterístico. Aproxima-se na sua textura ao do da serra.


QUEIJO DA SERRA DA ESTRELA...É um dos queijos mais afamados, não só em portugal mas entre os apreciadores de todo o mundo.
A sua podução obedece hoje a normas rígidas e tem região demarcada nos concelhos de Nelas, Mangualde, Celorico da Beira, Tondela, Gouveia, Penalva, Fornos de Algordes, Carregal do Sal, etc.
É produzido com leite de ovelha, principalmente entre os meses de Novembro e Março. O seu período de maturação em normas específicas e é no mínimo de trinta dias. Tem um aroma e paladar inconfundiveis, suave  e requintado, é a delícia de todo o apreciador.
Consoante a sua maturação torna-se amanteigado (de entorna) ou mais denso. É porém sempre uma festa para os sentidos.



Sem comentários:

Enviar um comentário