terça-feira, 24 de janeiro de 2012

DIETA MEDITERRÂNICA

Em dias normais, cozinhar é um prazer, e o momento da refeição é um dos mais aprazíveis do dia, imagine como serão os festejos gastronómicos!

Os pratos preparam-se como capricho e a paciência que merecem. Não faltam as carnes vermelhas , raramente consumidas em dias normais, os queijos e, claro, os vegetais coloridos. A terminar a refeição, uma iguaria doce, tantas vezes preparada com mel, frutos, azeite e toques de especiarias... Desta forma , à boa maneira mediterrânica, também os alimentos que são mais ricos em gordura e açùcar têm lugar à mesa . Isto se a mesa é de festa e a ocasião é especial!
Para beber, a limonada ou os sumos naturais são boas opções, ou então , quando se é adulto e não há contra  indicações, um copo de vinho tinto ou uma sangria fresca com fruta, canela e hortelã, sempre bem acompanhados por um bom copo de água, porque essa sim é que " mata a sede".


Para terminar em grande , e porque se está numa festa e em boa companhia, nada como um bom passeio a pé, ou um " pezinho de dança"... O que interessa é que  se festeje e, já agora, que se faça bem ao corpo e à alma!


Alimentos reservados para dias de festa:


ENTRADAS
Slagadinhos  


 Queijos gordos



Enchidos





PRATOS PRINCIPAIS

Carnes vermelhas, especialmente as mais gordas


Pratos gratinados com natas ou queijos gordos





SOBREMESAS

Doces, principalmente os que contêm  chocolate

Natas ou manteiga


E, claro, uma refeição, para ser verdadeiramente meditrrânica, seja ela em que ocasião for , não dispensa nunca os sabores dos hortícolas!

Sem comentários:

Enviar um comentário