sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

PIRÂMIDE MEDITERRÂNICA





Atividade física:
30 minutos por dia, constante e regular. Estudos mostram que esse tipo de exercício reduz a gordura abdominal consideravelmente.


Pão, massas e carboidratos em geral:
Consumir todos os dias, pois geram energia celular. Mas sem exagerar. Não ultrapasse 4 ou 5 porções por dia.

Frutas, legumes e hortaliças:
O consumo de alimentos crus deve ser prioritário. Eles são ricos em vitaminas e minerais, fazendo que o organismo funcione adequadamente.

Azeite:
Pode-se citar o azeite, as oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes) e o óleo de linhaça. São alimentos ricos em ômegas, gorduras poli-insaturadas anti-inflamatórias que tratam e previnem doenças do coração e melhoram os neurotransmissores cerebrais.

Queijos e iogurtes:
São produtos fermentados, mais facilmente digeridos e não causam distensão abdominal( aumento da barriga) por não formar gases. O iogurte é um produto facilmente digerível, sendo considerado agente regulador das funções digestivas. A ingestão de leite e queijos de cabra é uma ótima opção, pois eles contêm menor quantidade de lactose.

Peixes, carnes brancas e ovos:
Fazem parte do grupo das proteínas com alto valor biológico. Devem ser consumidas semanalmente.

Doces:
Na dieta mediterrânea, eles são à base de frutos  secos e, por isso,  são consumidos semanalmente. Aqui não entram doces açucarados.

Carne vermelha:
 Fonte de aminoácidos necessários à regeneração celular, de ferro heme (  mais facilmente absorvido pelo organismo) e de vitamina B12, essencial na proteção contra as anemias. No entanto, em excesso, pode fazer mal, pois é rica em gorduras saturadas.

Vinho:
Contém resveratrol e antocianinas, antioxidantes que protegem o coração, melhoram o aspecto da pele e previnem o envelhecimento.

Água:
O ideal é o consumo de água pura, pois assim as toxinas são libertadas, e o organismo funciona melhor.


Viver à boa maneira mediterrânica , dieta mediterrânica, um dos  mais saudáveis padrões alimentares  do mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário