domingo, 22 de janeiro de 2012

O PODER DAS LEGUMINOSAS

Presentes na cozinha tradicional portuguesa,  as leguminosas são um elemento chave da dieta mediterrânica!




São fonte de proteínas de origem vegetal, que não se fazem acompanhar de gorduras saturadas e colesterol, como acontece com a carne...E, apesar de incompletas, quando combinadas com as proteínas dos cereais, assemelham-se às de origem animal. As leguminosas são por isso uma excelente alternativa proteica à carne, que, para além de mais económica, é ainda mais saudável, estando o seu consumo regular associado à prevenção de doenças cardiovasculares, com melhoria  no controlo dos níveis de colesterol e da hipertensão, A sua riqueza em fibras contribui para o bom funcionamento  do trânsito intestinal, evitando doenças como a obstipação e reduzindo o risco de cancro do cólon . Para além das fibras, são ricas  em hidratos de carbono  de absorção lenta, permitindo um melhor controlo da glicemia(diabetes), tendo também efeitos positivos no controlo do apetite e, portanto, na prevenção da obesidade.


Com tantos pontos a favor, o melhor é voltar às velhas sopas guarnecidas com feijão, grão, favas ou ervilhas, que tão bem combinam com ervas aromáticase, muitas vezes, são o suficiente para um jantar leve e completo.


LEGUMINOSAS E FLATULÊNCIA:

Para facilitar a sua digestão , deixe-as de molho mais tempo, coza-as bem e desfaça-as em puré sem a pele, passando-as pelo passe-vite. Pode também combiná-las com arroz ou com algumas ervas e condimentos, como o alecrim, o funcho, o tomilho, as sementes de alcaravia, o anis,... O importante é que as inclua no dia a dia ( 1 a 2 doses), pois são demasiado preciosas para serem excluídas.


1 dose= 25g de leguminosas secas em cru (80g presentes na cozinha tradicional portuguesa, são um elemento chave da dieta mediterrânica...cozinhadas) ou 80g de leguminosas frescas.



      

Sem comentários:

Enviar um comentário