quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

SABOREAR OS DIAS FRIOS

 Uma chávena de chá fumegante entre as mãos, agasalhos quentes e dois  ou três dedos de conversa....


São delícias típicas de uma época tantas vezes marcada por maleitas que afetam, principalmente, o sistema respiratório.

O melhor mesmo é prevenir, mantendo em forma o sistema imunitário. Dormir o suficiente, evitar ambientes poluídos, praticar exercício físico e, é claro, escolher bem o que se come e bebe são fatores essenciais.

A vitamina C, presente na fruta em geral, mas especialmente nos citrinos, faz juz à sua fama por ser uma importante defensora de infeções.

Também essenciais para reforçar as nossas defesas são os betacarotenos ( pró- vitamina A), encontrados em hortícolas e frutos alaranjados, como o dióspiro.
O zinco, presenteno pescado e nas leguminosas, tam também um reconhecido papel nas respostas de defesa, assim como os célebres ácidos gordos ómega-3, presentes em peixes como a dourada, o robalo, o goraz, o atum  ou a cavala.

Uma alimentação mediterrânica, rica em frutas, vegetais, peixe cereais completos, mentém-nos resistentes e com vias respiratórias fortalecidas!

Ter mucosas bem hidratadas é essencial para as manter aptas a conhecer e expulsar agressores. Como por vezes, nesta altura, existe menos apetência para beber água. experimente bebê-la quentinha, na forma de chá, escolhendo um da extensa panóplia dos que existem, de ervas, de frutos, de flores...Tenha, no entanto, atenção aos instântaneos que já têm açúcar....

Para aliviar os sintomas gripais esperimente....
Chá de flor de sabugueiro:
Ferva 2 colheres de  chá de flores secas em 2,5 dl de água durante 10 minutos. Beba 2 a 3 vezes ao dia.

Por fim, e por mais que esteja um " frio de rachar", não abandone a prática de exercício físico. Para além de ajudar a controlar o peso, fortalece o sistema imunitário.

Sem comentários:

Enviar um comentário