São aconselhados aos estudantes em período de exames, pois estimulam as faculdades intelectuais.
ARMAZENAGEM IMPORTANTE....As compotas, assim como os purés, os sorvetes e os xaropes podem ser guardados no congelador, ou conservados em boiões esterilizados. As compotas servirão para dar sabor a iogurtes ou a queijos frescos.
PARA OS MAIS PEQUENOS...Os alperces assim cristalizados são muito apreciados em festas e lanches.
Depois de os abrir ao meio e descaroçar, mergulhe os frutos em água com um pouco de sumo de limão. Em seguida, deite-os numa caçarola bastante grande, cubra-os com água fria e leve ao lume. Quando os frutos começarem a subir à superfície, antes de a água entrar em ebulição, retire a caçarola do lume e passe os frutos por água fria, num passador, para que os alperces não fiquem a saber a água. Desse modo ficarão bem rijos.
Prepare então um xarope a 29ºC. No momento da ebulição, retire a caçarola do lume, mergulhe os frutos no xarope e deixe repousar durante 24horas. No dia seguinte, retire os alperces do xarope com uma escumadeira, aqueça o xarope a 30ºC e meta novamente os frutos lá dentro até ao dia seguinte.
Recomece uma terceira vez a operação, com o xarope a 35ºC, depois ainda uma quarta vez, com o xarope a 38ºC. Os alperces assim preparados conservar-se-ão muito tempo em caixas metálicas ou em boiões hermeticamente fechados.
Sem comentários:
Enviar um comentário