quarta-feira, 30 de maio de 2012

ERVAS E CONDIMENTOS QUE FAZEM BEM À NOSSA SAÚDE!

As ervas aromáticas e especiarias culinárias não servem só para tornar os cozinhados mais apetitosos. Muitas estão recheadas de activos que ajudam a aliviar, de forma natural, pequenos males e indisposições.





DIGESTÕES DIFÍCEIS




Aneto
Dá um sabor especial aos peixes, em especial ao salmão, mas também contém poderosos activos carminativos (capazes de reduzir os gases intestinais).
Tome-o em infusão:
Deite um pezinho em 250ml de água a ferver, deixe repousar uns minutos com o lume apagado, retire o ramo e beba quente.





Estragão
Fantástico no molho bearnês, nas vinagretas e nas gambas salteadas, tem propriedades digestivas e antigases.

Tome-o em infusão após as refeições: deixe repousar algumas folhas numa chávena de água a ferver, durante 15 minutos, coe e beba.




Zimbro (Junípero)
Além de darem um gostinho especial à carne de porco e à choucroute, estas bagas são também carminativas (antigases), digestivas e antiespasmódicas. Pode tomá-las em cura, começando com quatro bagas no primeiro dia e aumentando uma por dia durante 12 dias.
Os óleos essenciais, a saponina e os taninos presentes nesta saborosíssima erva facilitam a digestão. Use e abuse à sua mesa, ou beba antes da refeição uma infusão feita com 20g de folhas fervidas em meio litro de água durante dez minutos.




Coentros
Há poucos pratos, doces ou salgados, que não fiquem melhores com um raminho ou alguns grãos de coentros. E eles melhoram também a sensação de enfartamento se beber após a refeição esta tisana: ferva uma colher de chá de grãos em 250ml de água durante três minutos, deixe repousar dez e coe.






FADIGA


Louro
Espetadas e guisados não vivem sem ele, mas o nosso sistema imunitário também pode beneficiar da ajuda destas folhas aromáticas. Para reforçar as defesas do organismo, deixe macerar 80g de bagas e folhas de louro num litro de água fria durante dois dias, e deite numa banheira de água quente para um banho de imersão com a água a temperatura não superior a 37°C.





Tomilho
Muito usado nos estufados e guisados de carne, em versão fresca ou seco, esta erva ajuda o organismo a lutar contra os estados de cansaço e anemia. Um banho de imersão temperado com uma decocção de tomilho (40g de folhas colocadas ao lume em água fria e cozidas em lume brando durante 30 minutos) vai deixá-la como nova.




Salsa
Há poucos pratos em que os seus raminhos não dêem um ar da sua graça (colocada de preferência em cru, no final). Mas a salsa é também poderosamente tónica e estimulante graças à vitamina C que contém, e antianemia, devido ao seu alto teor em ferro. Tome uma tisana com duas colheres de folhas frescas numa chávena de água a ferver, três vezes ao dia.





Paprika
Além de temperar enchidos e guisados na perfeição, este pimentão em pó é uma mina de vitamina C que ajuda a lutar contra a fadiga associada ao stresse. Use-a generosamente para temperar tudo o que se lembrar: sopas, omeletas, pratos cozinhados na wok.






PERNAS PESADAS


Salsa
O seu alto teor de potássio torna-a diurética e drenante, ajudando a escoar a água e toxinas retidas nos tecidos. Vá bebendo ao longo do dia, fora das refeições, a seguinte infusão: 20g de salsa em quatro chávenas de água a ferver, 15 minutos de repouso e coe.





Zimbro (Junípero)
Pela sua acção descongestionante do sistema linfático e venoso, e estimulante da circulação, ajuda a diminuir o inchaço das pernas. Vá bebendo ao longo do dia uma infusão feita da seguinte forma: uma colher de chá de bagas fervidas durante cinco minutos em 250ml de água, deixe repousar dez minutos e coe.





STRESSE


ManJericão
Para além de dar cor e sabor a pizas e massas, esta erva acalma e relaxa, por isso inclua-a diariamente na sua alimentação ou tome antes de dormir uma chávena de uma infusão feita com 25g de folhas fervidas durante dez minutos em meio litro de água.






INTESTINOS FRÁGEIS




Curcuma
O pó amarelo que dá a cor ao caril é uma das especiarias mais extraordinárias do mundo. A sua acção anti-inflamatória e favorecedora da produção de muco gástrico fazem dela um aliado poderoso em casos de cólon irritado. Como tem um sabor relativamente neutro, pode polvilhá-lo em sopas, saladas, estufados, arroz, massas...



Rosmaninho/Alecrim
Os pratos de borrego e as marinadas não seriam os mesmos sem esta erva de sabor aromático, mas ela ajuda também a aliviar os intestinos irritados, graças aos seus poderes analgésicos, antiespasmódicos e antibacterianos. Faça uma tisana com uma colher de chá de folhas para uma chávena de água a ferver, deixe dez minutos, coe e beba após as refeições.






CONSTIPAÇÕES




Alho
O seu sabor e aroma pungentes são um dos ex-líbris da cozinha mediterrânica, mas esta planta é também sobredotada em matéria de propriedades medicinais. O seu segredo é a alicina, que lhe confere propriedades anti-sépticas (em especial a nível pulmonar) e faz dele um antibiótico natural. Tem também uma acção fluidificante das secreções, muito útil quando se tem o nariz entupido e os brônquios congestionados. O ideal é comê-lo cru, picado, à razão de dois dentes por dia.




Zimbro (Junípero)
Para ajudar a desentupir o nariz, deite 60g de bagas esmagadas num litro de água a ferver e inale durante dez minutos, três vezes por dia.




Tomilho
Se o problema é o nariz a pingar, esta erva pode ajudar a regularizar o problema: beba três vezes por dia, entre as refeições, uma chávena de uma infusão feita com 40g da planta.




Sem comentários:

Enviar um comentário