quinta-feira, 24 de maio de 2012

TRUQUES PARA TORNAR AS SOPAS MAIS SABOROSAS

Reconfortante no Inverno, fresca e saciante no Verão, a sopa é dos pratos que mais consenso reúne entre nutricionistas: ‘indispensável em qualquer dieta equilibrada’. Conheça alguns truques para a tornar mais saborosa e como preservar os seus nutrientes.


 
Quer perder peso? Coma sopa! Quer sentir-se satisfeita e manter uma dieta saudável? Coma sopa! Detesta vegetais? Coza-os, triture-os e... coma-os em sopa! É um dos pratos mais saudáveis rico em nutrientes e pobre em calorias ,e deve estar presente às principais refeições. Lembra-se de, em pequena, ficar horas à mesa com o prato da sopa à sua frente? O nosso paladar muda com a idade e aquilo que não gostávamos em crianças transforma-se muitas vezes no nosso acepipe favorito.

Dê uma oportunidade à sopa! Para ela ficar no seu top 10 de pratos favoritos, aqui ficam  algumas sugestões e dicas.


. Salteie os legumes numa frigideira com um pouco de manteiga antes de os juntar no caldo. Embora dê um pouco mais de trabalho, o resultado vale a pena.


. Exagerou na quantidade de sal? Não desespere! Coloque uma batata crua descascada dentro da panela e mexa sempre em lume brando durante uns 15 minutos.


. Se perdeu cor é sinal que a sopa esteve demasiado tempo ao lume.


. Caso deteste sopa aguada tem bom remédio. Ou mistura mais ingredientes (grãos, feijões, curgetes, cebola...) ou então, mais rápido ainda, deite para a panela puré de batata instantâneo... aos poucos e mexendo sempre.

. Aproveite as sobras: a massa e a carne do dia anterior, os vegetais já cozinhados. Tudo bem triturado e condimentado e com um pouco de água pode transformar-se numa bela sopa.


. Junte um pouco de vinho. É uma forma de apurar o sabor, mas se o usar não se esqueça de pôr menos sal já que o vinho intensifica o sabor salgado. Para cada litro de sopa deve juntar, no máximo, ¼ chávena de vinho.


. Quando tem gordura a mais, experimente estas dicas: coloque uma folha grande e larga de alface à superfície para ela 'atrair' a gordura; ou deite uns cubos de gelo e mexa um pouco. Assim que começarem a 'puxar' a gordura retire-os para que também não derretam. Pode ainda retirar a gordura do topo com um papel de cozinha!



. Para congelar, prefira guardar em recipientes próprios para levar ao congelador, bem fechados para não absorverem odores. Coloque a sopa em vários pequenos recipientes para permitir consumi-la sempre que lhe apetecer e não por obrigação. Deixe arrefecer até à temperatura ambiente e não encha o recipiente até cima. Há quem prefira congelar em sacos com zip em doses individuais. Neste caso, tem de deixar arrefecer bem. Quando deitar uma dose de sopa no saco, verifique que quando fechar o ar saiu todo.




. Para descongelar, nunca o faça à temperatura ambiente. Coloque os recipientes com a sopa congelada no frigorífico para irem descongelando gradualmente.




As sopas mais cremosas não congelam tão bem e podem 'quebrar' quando re-aquecidas. Se isto acontecer mexa bem para misturar (pode até fazê-lo numa misturadora). As sopas com batata podem mudar um pouco de textura mas não de sabor e a massa em sopas re-aquecidas podem ficar mais moles.


.Não se esqueça de marcar a data em que a sopa foi feita e guardada no congelador. Pode guardá-la durante 2-3 meses sem perder o sabor... além desta data pode ficar sensaborona.

. Para tornar a sopa mais cremosa mas não muito gorda, em vez de natas experimente juntar leite de coco. Uma delícia.


. Deite o fiozinho de azeite só no final da confeção da sopa e quando já não estiver ao lume.


. Sem tempo para grandes cozinhados? Há sempre as sopas já pré-confeccionadas. Se acha que são muito salgadas, junte-lhe uma batata para esta absorver o cloreto de sódio a mais. Para ficar mais rica, junte-lhe funcho cortado aos pedacinhos pequenos. Fica bem em quase todas as sopas, mas combina sobretudo com as que são à base de tomate e de frango. É também um poderoso anti-oxidante.









Um pitada de sabor:

Aqui fica uma lista de algumas ervas, condimentos e especiarias que tornam a sopa num prato de comer e chorar por mais.





Açafrão das Índias,  Ou curcuma. Esta especiaria é mais indicada para sopas à base de vegetais, especialmente as de lentilhas.





Alho - É óptimo para praticamente todas as sopas, mas especialmente delicioso nas que têm como base o tomate ou frango.





Alecrim - Ideal para canja ou caldo de frango. Junte umas folhas logo no início da cozedura.





Canela - Surpreendida? Experimente polvilhar um pouco de canela nas sopas à base de tomate ou do tipo minestrone (sopa italiana que é um caldo com legumes cortados aos pedacinhos).





Coentros - Muito aromática, esta erva faz que as sopas de leguminosas fiquem ainda mais saborosas. Junte apenas no final da cozedura.





Gengibre - As sopas de vegetais ou com frango ficam uma delícia com uma pitadinha desta especiaria.





Mangericão - Não há prato italiano que não leve basílico, ou como o conhecemos por cá, mangericão. O seu aroma adocicado corta a acidez do tomate, daí ser muito utilizado nos pratos com molhos de tomate ou sopas de tomate e de batata. Como o calor diminui o seu sabor, é melhor só adicionar esta erva no final da cozedura.





Noz-moscada - Ideal para usar em sopas de vegetais como espinafres, abóbora, cenoura ou com à base de batata. Raspe só quando for servir pois o seu sabor desaparece rapidamente.





Oregãos - Uma a duas colheres de chá desta erva aromatizam as sopas à base de tomate.





Pimenta - Combina com todo o tipo de sopas.





Salsa - Há dois tipos de salsa: uma mais crespa e outra de folha lisa, mais comum, que é mais aromática e apropriada para usar na sopa, porque suporta melhor a cozedura.





Tomilho - Basta uma pitada para dar mais sabor a sopa de abóbora, tomate, cenoura. Como opção, pode optar pelas ervas da Provença (é uma das ervas deste composto, além do alecrim, segurelha, orégãos e alfazema).




Sem comentários:

Enviar um comentário