Os frutos vermelhos são alimentos bastante completos e devem fazer parte de uma dieta equilibrada. Para além dos antioxidantes, os morangos, as framboesas ou mesmo as amoras são essenciais para manter a linha, a juventude e fazem maravilhas com a sua pele!
A cor vermelha dos morangos ou das groselhas vem do licopeno, um carotenóide (fitoquímico) geralmente associados à vitamina C que ajuda na prevenção do cancro da próstata. Estes frutos são ainda fonte de outros carotenóides, como o betacaroteno, percursor da vitamina A que fortalece os olhos e a pele. Um outro herói dos frutos vermelhos é o cianidino, que se encontra na pele da fruta.
Cinco vezes ao dia!
A nova Roda dos Alimentos aconselha o consumo diário de 3 a 5 porções de fruta, o que equivale a 480 a 800 gramas diárias, dependendo das necessidades individuais. O consumo diário de fruta é vital para garantir a saúde do seu organismo e para ter uma vida activa e saudável.
4 razões para Ela consumir frutos vermelhos.
- Melhor que o botox:
Os seus nutrientes ricos em antioxidantes anti-envelhecimento neutralizam a acção dos radicais livres e melhoram a circulação sanguínea e o transporte de nutrientes pelo corpo, o que contribui para ter um rosto rejuvenescido. Por outro lado, protegem contra os efeitos nocivos do sol, um dos responsáveis pelo envelhecimento prematuro da pele.
- Evita os desejos de doces:
O açúcar natural dos frutos, a frutose, tem um baixo índice glicémico, o que prolonga a sensação de saciedade, evitando que sinta vontade de estar sempre a petiscar. O que significa que a energia consumida é bem assimilada pelas funções vitais do organismo. Uma dieta com baixo índice glicémico ajuda a controlar o colesterol e a pressão sanguínea.
- Queima gordura e mantêm o peso:
Se pensa em perder peso, então garanta que os frutos vermelhos fazem parte da sua dieta. 300 gramas de frutos silvestres têm o mesmo valor calórico que um terço de uma banana.
- Diminui o risco de cancro e alivia os sintomas das alergias:
Estes alimentos contêm nutrientes anticancerigenos que protegem o organismo. Vários estudos comprovam a eficácia dos frutos vermelhos, como os morangos e as framboesas, na prevenção do desenvolvimento de inúmeros tipos de cancro. Por outro lado, algumas substâncias presentes nos frutos vermelhos, quercitina, um fitonutriente da família dos flavonóides,aliviam os sintomas das alergias.
- Adeus stresse e ansiedade:
A vitamina C restabelece as reservas de adrenalina nas glândulas supra-renais, o que minimiza os efeitos da ansiedade. O stresse crónico também aumenta a produção de hormonas que desequilibram os níveis de glicose no sangue, criando a sensação de fome permanente. Cinco morangos têm a mesma quantidade de vitamina C que uma laranja.
- Mantêm as gripes longe:
Ricos em ácido fólico e vitamina C, os frutos vermelhos têm ainda propriedades antioxidantes e aumentam a protecção imunitária contra as infecções. Cinco morangos contêm mais antioxidantes do que três maçãs ou quatro bananas.
- Protege o coração:
O ácido fólico e os antioxidantes protegem as artérias do mau colesterol. Por outro lado, a vitamina C e as antocianidinas evitam a formação do mau colesterol, mantendo os níveis seguros, o que reduz o risco de enfarte ou de AVC.
- Melhor do que Viagra:
Os frutos vermelhos são ricos em zinco, um mineral vital que ajuda o homem a prolongar a erecção. É também essencial para evitar a impotência masculina. Estes frutos contêm ainda antocianina, um antioxidante que garante a circulação dos nutrientes e o bom funcionamento do fluxo sanguíneo.
Sem comentários:
Enviar um comentário